resenha de a vida mentirosa dos adultos
Titulo: A vida mentirosa dos adultos
Autora: Elena Ferrante
Tradutor: Marcello Lino\
Editora: Intrínseca
Editora: Intrínseca
Paginas: 432
Gênero: Romance Italiano
Avaliação: ❤❤❤
Gênero: Romance Italiano
Avaliação: ❤❤❤
"Giovanna escuta seu pai dizer que ela está parecida com sua tia Vittoria e a partir desse momento ela se sente mal e começa a se achar feia pois tia Vittoria é uma mulher ao qual o pai e a mãe de Giovanna desprezam. Giovanna não conhece a tia mas sabe que é uma mulher ruim. Depois de ter ouvido essa conversa, Giovanna sente uma necessidade de conhecer quem é essa mulher ao qual ela está sendo comparada e ao mesmo tempo ela está tentando não ser ela.
Quando conhece a tia Vittoria, acha feia mas ao mesmo tempo acha ela linda. Tia Vittoria é uma pessoa que odeia o irmão, é mandona e ao mesmo tempo carente, é forte e frágil e muito sentimental, a qualquer momento pode ficar estressada.
Por outro lado o pai parece ser um cara maravilhoso ao qual a tia quer destruir. Giovanna venera o pai, mas por insistência da tia ela passa a vigiar ele e sua mãe e acaba vendo algo que a intriga e fica aborrecida com todos.
Na história há um símbolo muito importante que irá acompanhar a narradora do inicio ao fim, uma pulseira que tia Vittoria deu para Giovanna quando ela nascerá. Essa pulseira causa boas intrigas, no primeiro momento sabemos que essa pulseira nunca chegou à Giovanna mas Vittoria ao buscar Giovanna e as amigas na casa de Cortanza vê a pulseira e logo é revelado o verdadeiro paradeiro da pulseira e o que Giovanna antes havia visto se torna pequeno perto da nova descoberta. "
Sobre o livro: Então a frase que marca a história é uma que Giovanna diz logo na primeira página do livro "Meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia" Essa frase acaba sendo muito impactante, achei uma bela jogada da autora, e o começo do livro é bem interessante, todo esse mistério no começo sobre toa Vittoria me fez ficar curiosa sobre os fatos. Mas como quase sempre o livro não foi de todo bom, muitas das vezes a história fica arrastada, muitos detalhes e personagens desnecessários.
Giovanna no começo da história aparenta ser muito mimada mas também muito esforçada e percebemos o quanto ela se espelha nos pais mas ela também está naquela fase de entrar na adolescência então tudo que ela sente é intensificado, ela acaba se tornando uma garota chata e isso me irritou muito eu confesso.
Quando Giovanna encontra a tia Vittoria ela fica espantada com a beleza e ao mesmo tempo feiura da tia "Vittoria me pareceu de uma beleza tão insuportável que considera-lá feia se tornava uma necessidade"
Tia Vittoria é outra personagem do livro que nos encanta e ao mesmo tempo nos faz odiá-la, igual ao temperamento dela kkk ela não sabe se fica bem ou mal, mas se torna uma pessoa divertida.
O desfeche da história fica interessante, o livro mostra muita essa coisa da família que aparenta ser perfeita mas que tem muitos segredos escondidos, eu acabei me envolvendo bastante, tinha momentos que eu não queria desgrudar do livro e outros que eu não conseguia continuar lendo mas o final foi o que realmente me decepcionou eu achei que faltou um enredo, uma conclusão kkk não sei eu fiquei tão empolgada, e envolvida que acabei me decepcionando.
Sobre a autora: Um assunto muito polemico é sobre quem é a autora por trás do pseudônimo de Elena Ferrante, tem quem diga que é um homem outros, que é uma mulher, mas o que sabemos com certeza é que a pessoa por trás dos livros não deseja ser revelada. Muitos acreditam que a verdeira identidade da autora é Anita Raja. Bom a autora tem um outro livro que fez muito sucesso que também relata a vivencia em Nápoles porem ao contrario de a vida mentirosa dos adultos o livro mostra mais a parte baixa e pobre de Nápoles, fica ai uma dica.
Sobre a aparência física: Eu tenho a versão do clube intrínsecos e quando eu vi a diagramação do livro eu imaginei que seria uma leitura bem rápida mas acabou não sendo tanto. A capa original dele é muito bonita eu achei bem interessante masa do intrínsecos e ainda melhor na minha opinião.
Comentários
Postar um comentário